Agencia Bowie Logo Marketing Digital

Marketing digital para médicos: o que muda com novas diretrizes

Compartilhe

As responsabilidades na área da saúde abrangem o marketing digital para médicos e são importantes para garantir que as informações relacionadas a produtos ou serviços médicos sejam precisas, éticas e verdadeiras. Isso ajuda a proteger a saúde e o bem-estar dos consumidores e a manter a integridade da profissão. 

O marketing digital para médicos está passando por mudanças, mas ainda inclui a precisão das informações, ética profissional, conformidade com regulamentos, transparência, evitar promessas milagrosas, consentimento informado, respeito pelas normas profissionais, não provocar conflitos de interesse, proteção da confidencialidade e responsabilidade profissional. 

Conselho Federal de Medicina descomplica a publicidade 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou as novas regras sobre publicidades feitas por médicos no Brasil, que agora terão mais liberdade para divulgação de sua profissão na mídia. 

Dentre as principais mudanças, a Resolução CFM nº 2.336/2023 autoriza os médicos a mostrarem seu ambiente de trabalho, promoverem os equipamentos do consultório, usarem imagens para mostrar o “antes e depois” dos procedimentos, postarem elogios de pacientes e anunciarem certificações de pós-graduação e os preços que cobram nas consultas.  

Regras na publicidade médica

Mesmo com as mudanças, o marketing digital para médicos ainda deve cumprir regras importantes. É preciso informar alguns dados na peça publicitária, como o número do CRM, área de atuação, especialidade e o RQE. 

As imagens de “antes e depois” devem ser relacionadas com a especialidade registrada do médico em questão, e sua postagem deve conter explicações educativas e com fatores que podem influenciar em um resultado negativo. Além disso, a imagem não pode ser editada e o paciente não pode ser identificado, e o ideal é que mostre perspectivas de acordo com a evolução de pacientes dentro de cada biotipo e faixa etária. 

Veja também:

O que é marketing digital e quais suas principais métricas

Como escolher uma agência de marketing digital para meu negócio


Diante dessas e outras regras divulgadas para o marketing digital para médicos, é válido ressaltar que todas as ações de publicidade devem ser baseadas na ética e responsabilidade profissional, com a conscientização do paciente, respeito com o local de trabalho e com outros profissionais, com os colaboradores da empresa e todos os envolvidos que podem sofrer comprometimentos pessoais e profissionais

Conteúdos especiais

Como vender mais e fidelizar clientes atuais

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema