Agencia Bowie Logo Marketing Digital

Você deveria considerar podcast em marketing digital

Compartilhe

Foi-se o tempo em que o Brasil era apenas o “país do futebol”, de acordo com o Spotify. Em seus últimos relatórios, o Brasil como o “País do Podcast” e por isso você podcast em marketing digital.

O formato atingiu, desde 2018, a segunda colocação no ranking de países que mais consomem esse tipo de mídia, ficando atrás apenas dos EUA.

Aqui os números só crescem. Em 2018, de acordo com pesquisa feita pelo Spotify, o Brasil cresceu 33% no consumo de podcast, enquanto os outros países que dividiram o Top 5 dessa lista (EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália) tiveram um encolhimento em seus números, que variou entre 3% e 12%. 

Já em 2019, em um levantamento feito pelo Deezer, os números mostraram-se ainda maiores. De acordo com eles o consumo de podcast em 2019 aumentou 67% em sua plataforma com relação ao ano anterior.

Em 2020, de acordo com o Deezer, 43% dos brasileiros ouviram podcast pela primeira vez durante esse período de confinamento. Muitos desses ouvintes estavam em busca de companhia para passar o dia, de uma pitada de humor, de informação, e até mesmo de aprendizado.

O crescente interesse nesse formato de mídia no país ressalta a importância dos podcasts durante o desenvolvimento da estratégia de Marketing Digital de uma empresa. 

Ele atua, dentro o inbound marketing, como um veículo capaz de consolidar e construir a marca em todos os matizes, tanto para seus atuais e futuros clientes, quanto para seus funcionários.

Podcast é tão lucrativo quanto outros recursos de Inbound Marketing

A renda gerada pelos podcasts corporativos em 2020 podem girar em torno de U$ 1 bilhão, de acordo com a Delloit (LINK).

Apesar de ser difícil de mensurar a receita direta gerada pelos podcasts, a empresa de consultoria fez uma estimativa de que os podcasts corporativos serão capazes de gerar tanto dinheiro quanto os podcasts não-corporativos.

Essa pesquisa indica que o retorno sobre o investimento (ROI) dos podcasts corporativos é muito alto, principalmente devido o baixo investimento que ele demanda.

André Plácido, diretor da Agência Bowie ressalta que “Apostar em podcasts no marketing digital é uma escolha acertada para toda empresa que quer crescer. Os ouvintes de podcasts são fiéis e engajados. As marcas que investem nesse formato de inbound marketing conseguem perceber um aumento significativo em sua receita, assim como aconteceu com o New York Times”.

O diretor refere-se aos dados divulgados pelo New York Times sobre seus resultados do primeiro trimestre de 2019, quando eles obtiveram um crescimento de 19% em sua receita de assinaturas e publicidade digital com relação ao mesmo período do ano anterior. Eles, portanto, atribuem esse resultado à seus podcasts, que se tornaram o principal produto da empresa.

Outros assuntos sobre multimídia e marketing digital – Clique Aqui

Podcast é mais ouvido que Anitta

No país do podcast, somos a nação que mais cresceu no consumo e criação desse tipo de conteúdo. O acesso à podcast no Brasil já maior do que o acesso aos hits da Anitta. A funkeira, que é a cantora latina mais ouvida pelo Spotfy no mundo, é superada em três vezes no número de acesso.

E não são só os números que impressionam, mas a relação com que os podcasts consegue estabelecer com seus ouvintes. São um público qualificado e capaz de ser identificado demograficamente, o que facilita no direcionamento do conteúdo do podcast no marketing digital.

Como gravar um podcast?

São diversas as etapas que devem ser consideradas para a publicação de um podcast corporativo, que vão desde a pré-produção, organização de pauta, cronograma, equipamentos, gravação e edição final. 

Nós da Agência Bowie estamos preparados para atender à todas essas etapas da produção de podcast. Estamos preparados para dar total suporte à estratégia de marketing digital,, produzindo material de qualidade e relevante para todas as plataformas.

Fale com a Agência BOWIE e descubra como podemos te ajudar a obter melhores resultados.

Conteúdos especiais

Como vender mais e fidelizar clientes atuais

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema