Agencia Bowie Logo Marketing Digital

IA generativa no marketing: como marcas devem equilibrar inteligência artificial e humana

IA generativa no marketing: como marcas devem equilibrar inteligência artificial e humana

Há pouco mais de um ano desde que a OpenAI estreou o ChatGPT, a Inteligência Artificial (IA) generativa cativou os observadores de tendências em publicidade, tecnologia e cultura mas uma pergunta segue ecoando: como as marcas devem equilibrar a IA generativa no marketing?

Entre as marcas globais, a aposta na IA generativa no marketing tem sido liderada por um dos nomes mais famosos da indústria, a Coca-Cola. Em menos de um ano, a gigante das bebidas aplicou a tecnologia de muitas maneiras, criando uma das melhores campanhas do ano e mostrando – como de costume – pioneirismo diante das demais marcas conhecidas no mundo todo.

IA generativa e marketing devem andar juntos, pelo menos para a Coca-Cola

Enquanto os outras marcas queridinhas do grande público ficaram à espreita assistindo, a Coca aproveitou rapidamente a parceria entre a consultoria de gestão Bain & Company e a OpenAI para lançar sua plataforma “Create Real Magic” e utilizar Inteligência Artificial em suas tomadas de decisões.

Em recente entrevista ao portal Marketing Dive, o presidente global da marca Selman Careaga fala sobre IA no marketing e o uso de inteligência humana e artificial em suas campanhas.

De acordo com Careaga, a Coca-Cola está redefinindo suas estratégias de parceria e inovação por meio de colaborações com Bain, OpenAI e WPP para alavancar a inteligência artificial (IA) em suas operações. Careaga destaca a importância dessas parcerias como um ecossistema que impulsiona a criação de plataformas de interação e experiências para o público.

A campanha “Create Real Magic”, com mais de 120 mil interações e um dos grandes cases de 2023 foi um aprendizado crucial para a Coca-Cola, servindo de base para a campanha de Natal, onde a IA foi aplicada para tornar a interação mais fácil e emocionante.

A ação resultou em vídeos e curtas-metragens transmitidos, marcando a entrada da empresa no mundo do streaming para uma conexão mais diversificada com seu público.

Na matéria, Careaga enfatiza a importância da IA generativa em conjunto com a inteligência humana (HI), destacando que a IA não substitui, mas complementa as capacidades humanas, priorizando os valores autênticos da marca Coca-Cola. A empresa busca interações mais personalizadas e escaláveis, como demonstrado na campanha de Natal, promovendo uma nova forma de engajamento com a marca.

IA generativa e marketing - Coca Cola usa IA em suas campanhas globais

O lançamento do Y3000, oitava iteração da Coca-Cola Creations, envolveu a utilização da IA e da HI para compreender os desejos e emoções das pessoas, influenciando a fórmula do produto. A integração da Esfera, um espaço externo inovador, permitiu interações únicas com a plataforma Y3000 por meio de códigos QR, impulsionando o engajamento do público.

A Coca-Cola planeja continuar explorando a IA tanto para suas operações internas quanto externas. Isso inclui iniciativas de marketing, como o Y3000 e o Create Real Magic, enquanto investe em pesquisas e análises para obter insights mais rápidos e relevantes. O objetivo é criar experiências que respeitem os valores da marca, mantendo o foco na interação e na criação de experiências positivas para os consumidores. A empresa está comprometida em utilizar a IA como uma ferramenta para aprimorar sua capacidade de engajamento e inovação, visando oferecer experiências mais ágeis e impactantes para suas marcas mas sem deixar de lado o conhecimento humano de grandes artistas.

E aí, você acredita que a IA e a HI podem andar juntas nessa nova era de tecnologia generativa?

Enquanto você acompanha nosso Ziggy Diário não esqueça de acessar os serviços de IA da Agência Bowie para potencializar suas ações de marketing digital com muito mais qualidade e preços justos!