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Como criar estratégia de marketing digital para seu escritório de direito​

Pensar em estratégia de marketing digital para o mercado jurídico é um desafio que pode ser feito a quatro mãos.

A área do direito é uma das que mais se movimenta quando o assunto é posicionamento na internet, mas sempre há tempo para começar um projeto bem feito.

Saiba mais neste artigo exclusivo que a BOWIE preparou para você.

Como criar estratégia de marketing digital para seu escritório de direito

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No mundo digitalmente conectado de hoje, se você deseja que seu escritório de direito permaneça competitivo, você deve ter presença online.

Um estudo recente da Thomson Reuters (2021) mostra que um terço de todos os clientes em potencial inicia sua busca por um advogado online. O que significa que sem uma boa estratégia de marketing digital, seu escritório de direito diminui em 33% seu potencial de novos clientes.

Como você pode criar uma estratégia de marketing digital que ajude seu escritório de direito ou você, advogado autônomo, a se destacar e conquistar clientes? 

E como você saberá que está obtendo um bom retorno do investimento com o investimento em marketing do seu escritório de advocacia?

Reunimos este guia sobre estratégias de marketing respondendo algumas dessas dúvidas.

o que é uma estratégia de marketing digital para escritórios de direito

Afinal, o que é uma estratégia de marketing digital para escritórios de direito?

Estratégia de marketing digital é um plano para estabelecer sua presença digital por meio de canais online, como site rico em SEO, redes sociais, relacionamento via e-mail, conteúdos ricos (ou Iscas Digitais) entre outros.

Quando falamos especificamente de escritórios de direito, algumas diretrizes são necessárias para alcançar os resultados desejados. Além disso, é importante o entendimento das regras de publicidade para área de direito, códigos de ética e outros direcionamentos que a BOWIE conhece e atua há quase um década.

Marketing digital: advogados & escritórios de direito

Sua estratégia de marketing online será diferente dependendo se você está se promovendo como advogado ou está divulgado seu escritório de direito como um todo.

Ao se promover como advogado autônomo, você deve se concentrar no que os especialistas chamam de “sua marca pessoal”. Você deseja mostrar que é especialista em sua área e trazer confiança em sua prestação de serviços tanto para pessoas físicas em potencial (que chamamos de B2C) quanto para empresas que desejam contratá-lo (nesse caso, B2B).

Certifique-se de que seu perfil do LinkedIn, biografia de advogado e quaisquer outros perfis pessoais online apresentem fotos profissionais e conquistas, abordagem e valores. Se possível, inclua participação em eventos, viagens e compartilhe conteúdos profissionais, além de seu currículo atualizado.

Ao divulgar um escritório de direito, ter uma marca pessoal ainda é importante. De acordo com a especialista em branding Katy Goshtasbi, a marca de um escritório é altamente dependente das marcas pessoais de todos os seus advogados. Fazer com que seus funcionários entendam como se promover é um componente importante da estratégia de marketing digital de qualquer escritório de advocacia.

A BOWIE apoia escritórios com ações de endomarketing – marketing interno direcionado para sócios e colaboradores, aumentando a exposição da marca do escritório em até 36%.

Ter uma estratégia abrangente de marketing digital para mercado jurídico é uma das maiores alavancas que você pode usar para construir confiança e credibilidade com clientes em potencial para expandir seu escritório de direito.

Marketing digital - advogados & escritórios de direito​

Advogados precisam de agência de marketing digital?

Se você faz marketing digital para seu próprio escritório ou contrata uma agência, depende do seu nível de interesse e experiência com canais de marketing digital.

Se você preferir se concentrar em seus serviços, faz sentido contratar uma agência.

Se você puder e estiver interessado em investir várias horas por semana em marketing digital para seu escritório, poderá ganhar visibilidade porém com menos ferramentas, como as Campanhas (Ads) digitais, amplamente utilizadas no mercado jurídico.

Algumas plataformas, como Google Ads, exigem mais experiência e gerenciamento consistente para evitar investimentos desnecessários, portanto, vale a pena considerar o apoio de agências.

Seja pragmático sobre quanto tempo você pode investir em marketing digital e sobre o nível de investimento necessário para atingir seus objetivos.

Além disso, escolha o que é melhor para você. E para se manter em conformidade com as regras de publicidade e direito, nunca compartilhe informações específicas ou sensíveis sobre casos ou clientes e nunca forneça aconselhamento jurídico, a menos que esteja pronto para criar deliberadamente uma relação advogado-cliente e a fazê-lo por meio de um canal seguro.

Criando estratégia de marketing digital para seu escritório de direito

Pode ser difícil para você e seu escritório saberem por onde começar uma estratégia de marketing digital.

Existem diferentes formas de organizar sua rotina, temas de importância e a produção dos conteúdos efetivamente. Dentre as primeiras ações citamos a otimização de site,  conteúdo para blog (SEO) e gestão de redes sociais. Na área jurídica há grande demanda de anúncios digitais pagos (os Ads que falamos acima), estratégia que deve ser considerada.

Os escritórios de direito mais bem-sucedidos investem em áreas que fazem mais sentido para seus negócios e áreas de atuação.

Os principais escritórios de direito do Brasil – e alguns são clientes da BOWIE – possuem times de marketing, conteúdo, design e outras frentes de comunicação, produzindo diariamente materiais relevantes para seus públicos.

Você pode começar com pouco, atuando regionalmente ou em uma área específica. Muitas áreas do direito ainda não possuem “porta-vozes” suficientes e certamente estão entre as áreas que prometem crescimento: direito ambiental, direito digital, life sciences dentre outros.

1 - Pesquise seu público-alvo

Antes mesmo de começar a pensar em escolher canais, você precisa entender onde seu público-alvo ideal passa mais tempo online e que tipo de conteúdo e mensagens repercutem melhor neles.

Comece lendo pesquisas do setor para sua área de atuação, entreviste clientes atuais sobre como eles encontraram você e analise todos os dados que você possui atualmente para entender para quem está fazendo marketing. 

Uma das principais dores no marketing digital é quando o cliente produz conteúdos para si e não para seu futuro cliente.

Se você é um advogado trabalhista, seus clientes provavelmente passarão grande parte do tempo no LinkedIn. Portanto, sua estratégia de marketing digital deve incluir a construção de uma presença no LinkedIn. 

O marketing para o direito da família exigirá muitas mensagens empáticas, já que muitas vezes você trabalha com clientes emocionalmente carregados, e assim em diante.

Nesse momento uma agência de marketing digital pode apoiá-lo com a construção da Persona, direcionamento de mensagens e pesquisa por conteúdos de maior relevância.

Conheça seu cliente, suas circunstâncias e o que ele procura. A estratégia de marketing digital do seu escritório de direito não convencerá seu cliente, a menos que você tenha o que ele quer.

2 - Defina seus objetivos e métricas

Para poder medir a eficácia da estratégia de marketing online do seu escritório de advocacia, você precisa definir metas claras. Considere algumas delas:

  • Você quer ter mais visibilidade de marca ou vendas?
  • Quer aumentar o número de agendamentos ou quer focar em qualidade?
  • Seu público é B2B ou B2C? Quais mensagens está trazendo para cada um?
  • Você quer que mais pessoas entrem em contato com você via Contato ou redes sociais?

 

Não importa qual seja o seu foco de marketing digital, o objetivo final deve ser atrair novos clientes e estabelecer a presença online do seu escritório de advocacia.

Manter isso em mente garantirá que você gaste seu investimento em marketing digital de maneira eficaz.

Ao definir metas, certifique-se de traçar uma meta realista. Postar todos os dias nas redes sociais pode ser difícil de conseguir se você nunca explorou esse canal antes.

Entenda quanto esforço e tempo você pode dedicar ao marketing digital da sua empresa e então decida quais são seus objetivos a partir daí.

O marketing online é a chave para ser descoberto por clientes em potencial e fazê-los entrar em contato com seu negócio. Como você será descoberto depende de você e do que funciona melhor para seu público-alvo.

3 - Quais os melhores ambientes para escritórios de direito estarem presentes na internet?

Infelizmente, como muitos casos jurídicos, a resposta é: depende.

Conforme mencionado anteriormente, você precisa pesquisar seu público-alvo e entender onde seus clientes passam o tempo online. Isso o ajudará a escolher os canais de marketing digital certos nos quais investir seu tempo e dinheiro.

Para começar, aqui estão os canais de marketing online mais comuns:

  • Diretórios de advogados online pagos ou gratuitos, com listas de Top Escritórios;
  • Marketing de mídia social – em especial LinkedIn;
  • Conteúdos direcionados para áreas do direito em seu site e/ou blog;
  • Participação de eventos e ações de Relações Públicas (“Assessoria de Imprensa”).

 

Quando falamos de Mídia Paga (Ads), uma coisa a ter em mente é que o marketing digital para advogados é competitivo, então os custos podem aumentar rapidamente. Você precisará ser seletivo e estratégico e começar aos poucos antes de expandir para vários canais.

Marketing online e a lei: privacidade na Internet e retenção de dados

Mesmo antes da era do LGPD e de outras legislações semelhantes, as áreas de direito e de saúde eram consideradas líderes em segurança de dados.

Como advogado, você tem o dever claro de manter sempre confidenciais as informações dos clientes e de divulgar rapidamente um erro caso ocorra uma violação.

De forma mais geral, a legislação anti-spam, como a Lei CAN-SPAM, protege os indivíduos contra e-mails não solicitados e estabelece penalidades para as empresas que não cumprem.

Certifique-se de que qualquer provedor com o qual você trabalha esteja em conformidade com todas as leis de privacidade e retenção de dados na Internet em sua jurisdição, seja um desenvolvedor web ou uma ferramenta de marketing online, para evitar possíveis penalidades.

Os fornecedores mais confiáveis atenderão aos requisitos necessários, mas você precisará perguntar para ter certeza. No mínimo, certifique-se de que com seu site e quaisquer provedores que você use:

  • Quaisquer dados de marketing de clientes ou potenciais clientes (incluindo nomes, endereços de e-mail, números de telefone) são armazenados de forma segura;
  • Qualquer indivíduo pode ver seus dados e/ou excluí-los, se solicitado;
  • Qualquer indivíduo pode facilmente cancelar qualquer comunicação de marketing digital;

 

Faça as perguntas nesta lista de verificação de due diligence de computação em nuvem antes de assinar qualquer ferramenta ou provedor de marketing digital.

Conclusões da BOWIE

Quanto mais tempo e estratégia você investir em suas atividades de marketing, mais leads atrairá, mais pessoas poderá ajudar e, em última análise, mais seu escritório de advocacia crescerá.

Para saber mais sobre como aumentar o reconhecimento da marca e conquistar mais clientes, baixe nosso guia gratuito de marketing online para advogados e – claro – conte com a BOWIE para entender mais sobre as estratégias de marketing digital para direito, serviços e ações com os melhores custo-benefícios para dar continuidade ao seu projeto de captação de novos clientes.

A BOWIE é especialista em marketing digital para escritórios de direito com foco em alta performance e vendas.

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Nosso material grátis é fruto de aprendizados com clientes da área jurídica, escritórios de direito de renome internacional com reconhecimentos pela Chambers and Partners, LEGAL 500 e outras certificações.

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