Agencia Bowie Logo Marketing Digital

Vídeo online: aprenda como fazer de uma vez

Compartilhe

Não é nenhum segredo que vídeos online (principalmente no Youtube) fazem tanto sucesso que está quase impossível para as empresas ignorarem. Porém, muitas marcas ainda relutam em incorporá-los em seu planejamento de marketing digital devido a fatores como preço e a complexidade no desenvolvimento.
Mas será que fazer vídeo online é tão complicado assim? Na verdade, existe uma série de passos e itens que devem ser levados em consideração na hora da gravação mas não é, nem de longe, um bicho de sete cabeças.
Portanto, se você quer aprender de uma vez como fazer vídeos online, preste atenção nessas dicas para incluí-los de vez no projeto de marketing do seu cliente:

Planejamento

Planejamento é a palavra de ordem para qualquer estratégia de marketing digital funcionar, certo? Pois bem, no caso dos vídeos, não dá pra ser diferente. O que geralmente acontece é que muitas vezes as marcas deixam esse recurso “de fora” do plano principal, e não pensam no resultado como um todo.
O que estamos querendo dizer com isso? Simplesmente: inclua a produção de vídeos no seu planejamento estratégico como mais uma das ações importantes, e não como algo complementar. Pense o que quer conseguir com eles desde o começo, isso fará com que você consiga colher os melhores resultados no futuro.

Roteiro

Por mais simples que sua ideia de vídeo seja, não deixe nunca de criar um roteiro para ele. Nem que você, na hora, não siga à risca. O importante é ter em mente o início, meio e fim do que você quer passar bem definidos.
Dica extra: leia o roteiro em voz alta. Muitas vezes uma ideia parece boa no papel, mas na hora de vocalizar pode soar estranho.

Equipamento, local e iluminação

Hoje em dia, um bom celular pode gravar vídeos de alta qualidade. Porém, se você realmente quer investir na produção de vídeos online, considere comprar uma boa câmera para o projeto, não será dinheiro jogado fora!
Além disso, preocupe-se sempre com a qualidade do som, a iluminação e o local de gravação. Muitas vezes, são esses detalhes como o cenário (que não precisa ser necessariamente muito elaborado, mas que combine com o estilo do vídeo) fazem toda a diferença na hora de conquistar espectadores.

Cases para se inspirar

E se a sua maior dúvida for: “por onde começar?”, talvez seja interessante olhar algumas marcas que se deram bem em seus canais no Youtube:
1- Playstation
O canal do vídeo game líder no mercado mundial de consoles, a Playstation da Sony, está entre os 10 melhores do Youtube. O motivo? Eles oferecem exatamente o que seu público apaixonado quer: dicas de jogos, gameplays (que são vídeos de pessoas jogando o jogo completo), entre outras informações certeiras para o seu público.
O diferencial do canal está na inclusão do logo da empresa no canto esquerdo do vídeo, o que reforça a marca e “lembra” os usuários quem foi que os criou.
2 – Walmart
Para um supermercado de enorme alcance como o Walmart, a variedade de conteúdo foi a aposta certa. Além de dicas de receitas, a empresa também desenvolve tutoriais de produtos novos, comparações de preços e ainda possui parceria com diversos blogs que contribuem avaliando os produtos.
3- Dell
A Dell é uma empresa de tecnologia especializada na fabricação de computadores, notebooks e outros dispositivos. O destaque do seu marketing de vídeos fica por conta dos seus tutoriais altamente relevantes para o seu público, além de mesclá-los com conteúdos sobre lançamento de novos produtos e um pouco da própria história da empresa.

Conteúdos especiais

Como vender mais e fidelizar clientes atuais

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema

Titulo do material

e-book tema tema tema