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Pesquisa: marcas querem usar banco de dados para melhorar os negócios

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Se tem uma coisa que todos nós que trabalhamos com inbound marketing sempre falamos é sobre a importância do uso de dados e estatísticas para garantir o sucesso de um projeto.
Uma pesquisa da Criteo em parceria com a Forbes Insights mostra que as marcas estão cada vez mais entendendo o que o inbound já dizia e, melhor ainda, estão dispostas a contribuir com banco de dados para o mercado.
O estudo, chamado “The Commerce Data Opportunity: How Collaboration Levels the Retail Playinh Field”, revelou que 71% dos varejistas estão dispostos a contribuir com informações, sendo que dos entrevistados, três quintos já são parte de uma “cooperativa”. Ainda assim, o relatório afirma que muitos varejistas não usam essas informações de forma estratégica para ter algum tipo de vantagem competitiva.
Para Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina: “Diante de um cenário em que as gigantes físico-digitais ganham cada vez mais espaço e os consumidores estão cada vez mais exigentes e voláteis, a colaboração é a peça chave para que marcas e varejistas consigam entregar experiências relevantes aos seus clientes. Disseminar o valor da colaboração e o potencial dos dados é justamente o objetivo do ecossistema de Commerce Marketing criado pela Criteo, uma rede com milhares de varejistas, marcas e publishers centrados em tecnologia de marketing integrada, construída para o comércio e alimentada por machine learning”
Ainda de acordo com a pesquisa, as empresas estão preocupadas com a possibilidade das organizações físico-digitais limitarem o acesso aos seus produtos. Já os varejistas temem o possível distanciamento dos consumidores das lojas menores.

Disseminação do banco de dados

Mesmo sabendo do potencial do banco de dados, as marcas ainda não possuem capacidade de ativação, visto que quatro em cinco marcas/varejistas olham para os dados dos consumidores como essenciais para as suas estratégias. Os dados agregados são uma forma poderosa de ir em frente, e valorizar a colaboração e agrupamento de recursos de dados para atender aos clientes é uma atitude revelada pelas marcas e varejistas.
Bruce Rogers, diretor da Forbes Insights, diz que “apesar da transformação disruptiva da indústria do varejo, simultaneamente, nós estamos testemunhando que as marcas, grandes ou pequenas, entendem a importância crítica dos dados, estão trabalhando duro para alavancar os que possuem e vêem oportunidade de trabalharem juntas para ganhar uma vantagem.
Via Propmark

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