Inbound Marketing com resultados é com a Bowie

AFINAL, O QUE É INBOUND MARKETING?

ETAPAS DO INBOUND MARKETING

1) Atrair

A primeira etapa do funil é atração, na qual a estratégia é iniciada. O objetivo principal é transformar desconhecidos em leads (clientes potenciais, aqueles mais propensos a comprar seu produto ou serviço). Como fazer isso? Utilizando os canais adequados para atrair as pessoas certas. Na prática, será preciso iniciar o planejamento:

  • Criação de KPIs de análise de comportamento para o site;
  • Entrevista com clientes do cliente (você), CEOs, gerentes e profissionais de vendas, para entender os interesses e necessidades do público-alvo e, com isso, produzir conteúdos relevantes para esse público e prospects;
  • Desenvolvimento da(s) persona(s), perfil do comprador – no plural, pois é possível contratar mais de uma para seu projeto;
  • Estudo de SEO com sugestões de otimização SEO ou desenvolvimento de novo site e/ou blog;
  • Criação ou adaptação de um site/blog em uma plataforma de conteúdo, como o WordPress;
  • Mapeamento de palavras-chave;
  • Recomendação de melhores cenários para a empresa dentro do ambiente digital;
  • Elaboração do plano-editorial (sugestões de posts para os primeiros dois meses do projeto e conteúdo premium, como um ebook, por exemplo, para cada estágio do funil);
  • Seleção das redes sociais que serão utilizadas no projeto;
  • Programação mensal de posts das redes sociais, com indicação de conteúdo, imagens e patrocínio;
  • Desenvolvimento de layout para calls-to-action, blog e redes sociais;

A geração de tráfego para o site e conteúdo próprio é fundamental. Deixe aquela premissa de foco no engajamento das redes sociais de lado. O mais importante é direcionar seu público para páginas de conversão (landing page com formulário em troca de conteúdo premium), de conteúdo (posts do blog) e de vendas (produtos e serviços), tudo de maneira planejada e sutil. Afinal, não é nada legal sentir que estão empurrando coisas em cima de nós. Na hora de montar a programação, já sinalize os posts que devem ser patrocinados, a segmentação e o valor do investimento. Escolha temas atrativos aos usuários e faça testes para analisar quais conteúdos têm mais aderência. Com o tempo, ficará expert em tudo que envolve sua marca.

2) Converter

A segunda etapa é conversão (nutrição também se aplica). Com o auxílio do conteúdo premium, a captação de dados dos clientes se torna possível. Tá, mas como? Por meio de um formulário que deve ser preenchido em troca do conteúdo oferecido, hospedado em uma landing page dedicada a isso. A divulgação dessa página de conversão pode ser feita pelas redes sociais, em banners dentro do site e no meio dos posts, com o auxílio de CTA (call to action). Clique no CTA abaixo e veja uma LP em ação:

planejamento de marketing 2017

O objetivo desta etapa é transformar leads em oportunidades. Então, vale a pena nutri-lo com conteúdos específicos. A escolha deve ser pautada nos interesses de cada lead. Por exemplo, se ele costuma acessar vários posts sobre um tema, monte um workflow com uma sequência de emails que vão ajudá-lo a suprir suas necessidades. Pode ser uma lista de posts, uma recomendação de infográfico, um vídeo instrutivo. Há uma infinidade de mídias disponíveis que podem ser trabalhadas. Quanto mais você conhecer seu público-alvo, mais fácil será conquistá-lo.

Nesta etapa, a implementação de uma plataforma de automação de marketing pode ser uma boa ideia, mas antes de tomar essa decisão, vale a pena descobrir se a sua empresa está preparada para esse investimento.

3) Vender

A etapa seguinte é de vendas, na qual a magia acontece. Nela, os leads são preparados e qualificados, por meio de análise de histórico de ações e lead scoring. Lembre-se de que pessoas têm interesses e necessidades diferentes, por isso é tão importante direcioná-las para o que realmente desejam. Workflows de emails, visitas a prospects com uma apresentação bem planejada e alertas são essenciais para fazer essa máquina de vendas funcionar.

Ferramenta Automação Marketing tipos

Também é possível implementar o Inbound Sales para ajudar no crescimento das vendas, acabar com as “cold calls” e tornar a empresa encontrável de forma natural pelos clientes. Além disso, ainda facilita a vida da equipe de vendas, que não precisa ir a campo em busca de novos prospects, e a ampliação do alcance de campanhas com o auxílio da internet.

4) Fidelizar

A última etapa é fidelização (encantamento e relacionamento também se aplicam). Os clientes conquistados devem ser transformados em promotores da marca. Como fazer isso? Investindo em eventos, pós-venda, conteúdos personalizados e relacionamento no timing certo, para manter o encantamento e vender mais produtos/serviços aos clientes da casa. Afinal, a máquina das vendas deve permanecer firme e forte em todos os sentidos.

O cenário de vendas deve ser analisado constantemente, para identificar oportunidades e problemas no meio do processo. Pesquisas por email podem ajudar a identificar algumas lacunas que merecem mais atenção.

COMO O INBOUND MARKETING PODE AJUDAR SEU NEGÓCIO?

Investir na estratégia de Inbound Marketing pode trazer infinitos benefícios para sua empresa e projeto, mas o sucesso depende da situação atual e como o planejamento é feito. Vamos citar alguns, mas podem mudar dependendo da realidade de seu negócio:

funil inbound 2017
  • Ajusta a atrair leads potenciais;
  • Facilita a captação de dados de clientes via conteúdo premium, como ebook;
  • Amplia o relacionamento com o cliente;
  • Explora diferenciais da empresa;
  • Engloba o branding da marca;
  • Cria base de leads, o que contribui com a análise e evolução individual de cada um;
  • Facilita a compreensão de padrões e comportamentos para otimizar resultados e alterar rotas, gerando economia de tempo, mão de obra, dinheiro e definição de ROI.

Vale lembrar que para investir em inbound é preciso dar tempo ao tempo. Os resultados tendem a aparecer em seis a um ano de projeto redondo no ar, ou seja, de médio a longo prazo. Deixe o imediatismo de lado e foque na qualidade dos processos.

Se você não tiver uma equipe interna com know-how em Inbound Marketing, talvez seja a hora de contratar uma agência especializada no assunto. Marque um horário com a gente. Estamos te esperando!

Todos os dias seus clientes buscam por seus produtos e serviços e estão encontrando seus concorrentes. É hora de conquistar seu espaço, economizar e vender mais e melhor!

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