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6 dicas para usar Snapchat em sua estratégia de redes sociais

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O Snapchat chegou com toda força no universo dos aplicativos e conquistou boa parte dos usuários de smartphones, principalmente os mais jovens. Um dos responsáveis pela sua popularidade é seu próprio mecanismo: as fotos e vídeos publicadas só podem ser vistas uma vez e ficam 24 horas online, ou seja, quem viu, ótimo, quem não viu, fica para a próxima. Além do Stories, recurso que permite a criação de pequenas narrativas visíveis para os contatos de cada perfil.
À primeira vista, a rede social é mais atrativa para pessoas físicas, não marcas. No entanto, essa ideia foi batida com a criatividade dos perfis @McDonalds, @Sprite, @CocaCola, @BurgerKing e @Tacobell. Seu negócio também pode se tornar referência no app, desde que haja planejamento e estratégia, sempre de acordo com as preferências de seu público-alvo. Para ajudar, vamos dar um empurrãozinho!

Abaixo, veja seis dicas para usar Snapchat em sua estratégia de redes sociais:

1- Crie uma conta e siga os usuários certos
Antes de começar a snapchatting com a conta de sua empresa, marca ou negócio, siga os usuários que sua audiência tem interesse e pode querer seguir também. Fique de olho no que todos postam e como postam, principalmente se não for familiarizado com o aplicativo. Isso vai ajudá-lo a tomar decisões e a criar conteúdos melhores. Explore as funções e as infinitas opções de doodles, filtros e emojis.
2- Faça um planejamento de análise de dados
Um dos pontos negativos do Snapchat é sua análise de dados. No fim do dia, as únicas informações disponíveis são as visualizações, screenshots e replies. Não há nem indicação do número total de seguidores. Essa contagem é substituída por uma pontuação que reflete a soma das mensagens enviadas e recebidas.
Publicações com até 90 segundos de duração costumam prender a atenção dos usuários. Tente manter as suas nessa faixa e observe, diariamente, os índices de retenção.
3- Busque ideias de conteúdo de sua equipe
No início do projeto, as ideias jorram aos montes. Com o passar do tempo, começam a esgotar, ainda mais se a administração da conta estiver na mão de um único profissional. O ideal é estimular a equipe toda a participar, por meio de reuniões de brainstorm, por exemplo. Outra forma legal é enviar um email convidando a galera a fazer parte da rede social, participando das filmagens e fotos ou apenas compartilhando sugestões de pautas.
4- Foque na variedade
Manter uma audiência interessada em seu conteúdo não é uma tarefa fácil, isso vale para qualquer rede social. Por isso, quem usa a variedade de formatos a favor do perfil tem mais chances de alcançar o sucesso no app. Alterne as publicações de vídeos, gráficos, pinturas, emojis, selfies em vídeo, sons, entre outros. Use todas as ferramentas do aplicativo de forma criativa. Aproveite o contexto social (notícias e coberturas ao vivo) para arrasar nos snaps.
5- Procure novas formas de construção de sua audiência
O primeiro passo é divulgar sua conta do Snapchat nas outras redes sociais e posts de blog. Aqui, vale a pena falar com parceiros e influenciadores para ajudar na divulgação. Eventos também são grandes propulsores de novidades. Sempre que tiver algum, use e abuse todas as funções do app.
Crie uma hashtag para falar de assuntos fora do comum. Assim, quando algo inusitado surgir na mídia, os seguidores já saberão que sua publicação precisa ser vista.
Essas dicas são preciosas para manter seu perfil em constante crescimento, não apenas nas primeiras semanas de lançamento.
6- Esqueça a perfeição e mantenha a naturalidade
Quem trabalha com conteúdo, está sempre em busca da perfeição e não cansa de ajustar, editar e trocar palavras até o último segundo antes da publicação. No Snapchat, isso pode se tornar um grande problema.

“Se você está fazendo tudo certinho ao usar o Snapchat, então não será perfeito.”

Na hora de publicar stories, por exemplo, o seguidor de seu perfil deve encarar a publicação como algo natural, como se tivesse uma pessoa de verdade atrás do celular, não uma marca cheia de regrinhas e formalidades. Snap é sinônimo de imediatismo. Os vídeos mais engajados costumam ser rápidos e objetivos. O mesmo vale para as fotos: nada de fotografias profissionais. Em vez disso, valorize a autenticidade, reunindo momentos e histórias que valem a pena ser contadas para sua audiência.

E o Instagram Stories, hein?

Com a chegada do Instagram Stories (compartilhamento de fotos e vídeos que ficam na rede apenas 24h – sim, a mesma pegada do Snap), em primeiro momento, o público que usa Snapchat não gostou e achou que a atualização foi uma cópia descarada do app. Porém, como a união de funções e ferramentas agradam a maioria, a novidade do Insta acabou conquistando até os usuários mais leais do Snap.
O recurso do Instagram fica disponível na parte superior da timeline do aplicativo. Quando um usuário que você segue publica uma foto ou vídeo no Stories, seu avatar aparecerá em um círculo rosa. Assim como no Spapchat, o Stories permite avançar ou retroceder publicações, comentar e mandar mensagem direta. Todo conteúdo publicado só é visível para seguidores. Para empresas, o Stories também funciona muito bem, ainda mais em coberturas de eventos, lançamentos de produtos ou serviços, pois o conteúdo postado não fica registrado para sempre. É só naquele momento, seguindo a proposta imediatista da rede social.

Snapchat ou Instagram Stories?

A resposta é simples: os dois. Ambos têm particularidades que podem ser exploradas por empresas que almejam o sucesso nas redes sociais. A escolha deve ser pautada no público-alvo, como sempre, além da proposta de seu negócio.
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