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Como trabalhar com influenciadores de marca

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Não é de hoje que os influencers digitais, ou influenciadores de marca, tornaram-se principais escolhas de muitas empresas na hora de divulgar seu produto ou serviço. Entre o público adolescente, personalidades do Youtube são mais conhecidas do que artistas brasileiros da música ou TV, por exemplo.
De fato, transformá-los em garotos propaganda pode ser uma excelente opção para atingir uma audiência mais jovem e conectada. Em termos estratégicos, marcas com um público mais específico podem (e devem) se beneficiar desse novo nicho. A dúvida que fica é: como fazer isso de forma eficiente? É isso que vamos responder agora para vocês!

Influenciadores de marca para diferentes públicos

As formas de trabalhar o marketing digital com influenciadores de marca mudam bastante conforme o público da empresa. Por isso, antes de pensar em contratá-los, veja em qual categoria sua marca mais se encaixa:
Público abrangente: se o seu público é heterogêneo, ou seja, abrange diversas categorias, a melhor pedida é apostar em celebridades mais conhecidas. Isso porque elas possuem um grau de empatia elevado com o público geral, com mais chance de cativá-los. Portanto, tornam-se escolhas ideais para campanhas de publicidade de massa.
Público segmentado: já se a sua persona for bem clara e definida, ou seja, um público bem segmentado, a aposta deve ser em micro-influenciadores. Vamos dar um exemplo: se o seu ramo é de beleza, vale a pena investir naquela blogueira que, mesmo que não tenha milhões de seguidores, tem relevância e autoridade em sua área e um público fiel e apaixonado, que irá acompanhar tudo o que ela faz.

Relação marca x influenciador

Hoje em dia, é muito comum, além de ser uma boa estratégia de marketing digital, contratar influenciadores de marca que atuem apenas por um determinado espaço de tempo, podendo ser para apenas uma campanha, como a divulgação de um novo produto ou serviço.
Ainda assim, a relação dos influenciadores digitais com as marcas é motivo de diversos debates sobre como ela deve ser pautada e gerida. Recentemente, a ABRADi  (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), lançou o “Código de Conduta para Agências Digitais na Contratação de Influenciadores”, com o objetivo de torná-la mais transparente. 
Por fim, é importante ressaltar que o principal meio de obter sucesso ao utilizar influenciadores de marca é fazer com que o público se identifique com o produto ou serviço de forma natural. Mesmo sabendo que a divulgação foi comprada (não subestime a sua audiência!), os influencers têm a capacidade de encaixar a marca em sua própria realidade de forma espontânea. Portanto, sutileza sempre!

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